Blog

Vai construir um galpão? Projeto de arquitetura evita prejuízos

O primeiro passo na hora de construir um galpão é contratar um escritório de arquitetura especializado em galpão logístico, relata o Arquiteto César Oliveira (profissional que compõe a equipe da…

O primeiro passo na hora de construir um galpão é contratar um escritório de arquitetura especializado em galpão logístico, relata o Arquiteto César Oliveira (profissional que compõe a equipe da Artserv, e com mais de 20 anos neste segmento). Isso porque com foco no uso da edificação, o escritório terá condições de avaliar as necessidades de cada cliente, sem colocar em risco a eficiência, a segurança e o equilíbrio financeiro do projeto. É o escritório que irá tratar das definições técnicas, o que inclui, por exemplo, o tipo de cobertura, se ela terá ou não isolamento térmico, entre outros pontos.

Vale destacar que um arquiteto tem responsabilidade de projetar, e não construir. Assim, um escritório de arquitetura deve compatibilizar e comandar os projetos de estrutura, hidráulica, elétrica, incêndio e assim por diante. Só depois de projetar é que irá, juntamente com o cliente, escolher a construtora com a expertise necessária para efetivamente construir o galpão. Nessa fase, tudo será novamente verificado, no que se chama de compatibilização de projetos.

Nos últimos anos a ArtServ vem buscando estar cada vez mais próxima de escritórios de arquitetura especializados em galpões, com o objetivo de oferecer a melhor solução técnica para os clientes e, baseado nisto, tem nos últimos anos incrementado seu corpo técnico e comercial com profissionais amplamente experientes no segmento.

É muito comum a ArtServ receber demandas de clientes que só após estarem com a obra em andamento solicitam a recomendação de um escritório de arquitetura que possa resolver um eventual impasse. No entanto, como indicar um escritório de confiança sabendo que a obra foi iniciada sem que houvesse um projeto? Essa realidade mostra como o passo a passo da construção de um galpão frequentemente não é devidamente considerado no Brasil o que, por conseguinte, provoca sucessivos e substanciais problemas.

Por aqui ainda é comum encontrar empreendedores com forte capacidade financeira, mas que acreditam que seu empreiteiro conseguirá resolver as questões mais relevantes da obra, porém não é bem assim.  Sem um projeto de arquitetura confiável, a garantia de que um galpão obtenha as mais simples características de qualidade, seja de estanqueidade ou mesmo isolamento termo-acústico, o galpão/obra estará em risco direto, pois cedo ou tarde irá apresentar vazamentos. Já a falta de planejamento e projetos, geralmente ocasionará atrasos e prejuízos. O empreendimento vai custar bem mais do que o cliente imaginou, seja em tempo, ou em valor direto de custos de materiais ou serviços. Ignorar a importância de um projeto de arquitetura, portanto, pode significar um grande prejuízo – mas quando o cliente vai perceber o erro? Quando a obra já tiver sido iniciada e ele procurar a ArtServ para instalar a cobertura. Neste momento Ele começa a pagar pelo serviço, mas o empreendedor descobre que a empresa não pode dar sequência ao trabalho porque a estrutura metálica, ou mesmo a parte civil da construção, não está pronta. E sem cobertura, não há como fazer uso da edificação – e sendo uma empresa (galpão) industrial ou comercial, isso significa não poder iniciar suas atividades, e, portanto, deixar de faturar. Daí a preocupação da ArtServ se aproximar de seu cliente final e ter a oportunidade de orientá-lo sobre a melhor opção de cobertura metálica, antes que ele opte por construir um galpão sem o apoio necessário.

ArtServ Engenharia: mais de 20 anos de eficiência, confiança e seriedade

É comum a ArtServ receber a seguinte solicitação: “quero construir um galpão. Qual a melhor cobertura?” Para responder a essa questão, é preciso saber alguns aspectos específicos da obra/projeto, que influenciarão diretamente na melhor escolha de materiais, soluções de produtos e sistema construtivo de coberturas zipadas.

Exemplos são a localização do galpão, pois uma construção no interior de São Paulo não enfrenta uma determinada agressividade do meio ambiente, já para galpões instalados à beira mar, a salinidade é fator determinante. No entanto, se o galpão for em uma cidade como Fortaleza, a agressividade é dupla: além da salinidade, a incidência de ventos também deve receber atenção. E, neste caso, há exigência de soluções técnicas diferentes.

A ArtServ tem um corpo de profissionais especializados que oferecem consultoria gratuita para aqueles que buscam soluções de cobertura zipadas metálicas, com agilidade, precisão e qualidade.

COMPARTILHAR

Certificações

Com certificações amplamente reconhecidas a gestão da qualidade da Artserv Engenharia segue as melhores práticas de mercado.

ISO 9001
Certificada ISO 9001:2008 pela BRTUV
SAIBA MAIS
FM Approved
Conheça nossos produtos certificados.
SAIBA MAIS
GBC BRASIL
Membro do Green Building Council Brasil
SAIBA MAIS

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade